Secretários serão sabatinados por deputados sobre hospital de campanha

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou agora há pouco convocação dos secretários da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e da Saúde, Helton de Souza Zeferino, para responderem questionamentos dos parlamentares na tarde desta quarta-feira. O requerimento para a sabatina é de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), presidente da Comissão de Proteção Civil.

“Todas as respostas (do Estado) até agora foram evasivas e o contrato precisa ser explicado melhor. Tecnicamente, estão jogando milhões de reais fora se compararmos com os valores de mercado. Não dá para admitir um contrato desse em menos de 24 horas”, destaca Hobus.

O parlamentar se refere à contratação do Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi, que venceu licitação para criação de hospital de campanha, em Itajaí, com 100 leitos. A instituição vai receber R$ 76 milhões por seis meses de serviço. O processo foi aberto no dia 8 de abril e, no dia seguinte, foi apresentado o vencedor.

Ainda de acordo com Hobus, o valor está muito acima do que está sendo pago por outros Estados e não está claro porque o hospital de campanha está sendo colocado em Itajaí. Para ele, é mais eficiente reforçar as unidades hospitalares que já existem em outras cidades.

A reunião será nesta quarta-feira (15), às 14h, com perguntas organizadas pelas bancadas dos partidos.

Comente Abaixo