Servidores municipais de Itajaí voltarão a ter jornada de oito horas a partir de maio

Publicidade

O prefeito Volnei Morastoni (PMDB) decidiu acabar com o horário reduzido nas repartições públicas municipais, que voltarão a atender das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. A mudança, formalizada em decreto, vale a partir do mês que vem.

O horário reduzido vinha causando reclamações de cidadãos que chegavam à prefeitura de manhã e não conseguiam atendimento. Já fazia um ano e sete meses que a prefeitura de Itajaí trabalhava em horário ¿de verão¿, como parte do plano da administração anterior para conter despesas.

Na prática, além de uma redução na conta de luz dos órgãos públicos, as duas horas não trabalhadas _ mas pagas _ dos servidores renderam até agora uma economia de não mais do que R$ 50 por funcionário ao mês, fruto da redução proporcional no vale-alimentação.

Publicidade

O gasto extra com a retomada das oito horas de trabalho diárias será compensado com medidas de contingenciamento de gastos. Um novo decreto vai restringir as horas extras a setores essenciais, como saúde e segurança, e reduzir em 20% o valor dos contratos do município.

Publicidade