Sobrevoo registra mais de 50 baleias-francas no litoral de SC

O Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba, no Sul do estado, avistou nesta quinta-feira (26) 52 baleias-francas, golfinhos e leões marinhos. Os animais estavam na Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, entre Florianópolis e Torres, no Rio Grande do Sul.

Foram registrados 25 pares de baleias fêmeas acompanhadas de seus filhotes e duas adultas solitárias. Foi o segundo sobrevoo feito pelo programa este ano.

O número de avistamento foi menor do que o recorde de 284 baleias avistadas no mesmo período do ano passado.

O monitoramento ocorre desde 1º de agosto, e se estende até o dia 30 de novembro. O pico de ocorrência da temporada reprodutiva das baleias-francas é em setembro.

Turismo de avistamento

O Turismo embarcado de observação de baleias (TOBE) na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no sul de Santa Catarina, está liberado desde o dia 21 de setembro, conforme decisão provisória do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

De acordo com decisão, a autorização é temporária para um período de 30 dias, enquanto a baleia-franca ainda estará no litoral catarinense, com o acompanhamento pelo ICMBio.

Comente Abaixo