Ventos fortes, chuva fraca e possibilidade de neve em Santa Catarina

Foto Ricardo Wolffenbuttel/Secom

A frente fria que avança por Santa Catarina, vindo do Rio Grande do Sul, já está na divisa entre os dois estados Já nesta sexta-feira (29) a frente fria deve passar por todo o estado. Conforme o meteorologista Ronaldo Coutinho, se nevar, será em pontos isolados, nas regiões mais altas do estado, algo muito sutil. “Pode ter alguma formação de garoa congelada, um floquinho ou outro de neve, entre oito e onze da manhã. Chance mínima, talvez algum sincelo”, explica o meteorologista sobre a possibilidade na região de Serra.

São Joaquim e região serrana devem sentir uma queda mais brusca nas temperaturas, principalmente nas regiões que ficam a 1,3 mil a 1,4 mil metros, em relação ao nível do mar. É previsto que o clima frio cause alguns fenômenos, mas não o suficiente que justifique o turista subir a serra. “Deve ser visto algo invernal, de maneira muito sutil e rápida, coisa de 5% de chance, não vale a pena subir [a serra] só por isso”, explica.

O meteorologista diz que não é esperado chuva de grande volume, em decorrência da frente fria, mas sim, rajadas de vento e possibilidade de trovoada e chuva fraca.

Todo o estado ficará mais frio

Coutinho detalha que a queda nas temperaturas será sentida em todas as regiões, mas com queda acentuada na Serra e em todo o Oeste catarinense “Grande parte do estado temperaturas entre 10ºC e 15ºC e nas áreas mais quentes de 15ºC a 20ºC”, aponta.

A previsão é que no sábado (30) e domingo (31) tempo permaneça estável. O meteorologista diz que no sábado a temperatura pode chegar a – 4ºC a -6ºC na Serra, e de a 4ºC a 7ºC na Capital. No Vale do Itajaí as mínimas variam de 2ºC a 5ºC.

Publicidade