Vigilância Epidemiológica de Itajaí realiza mais de 150 testes rápidos em ação preventiva

Publicidade

A equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV, realizou, sábado, mais de 150 testes rápidos de sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C no Centro de Itajaí. A iniciativa faz parte da campanha de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e é alusiva ao Dia dos Namorados. O objetivo era alertar os casais para os cuidados o parceiro, além de orientar a população sobre como se prevenir dessas doenças.

A ação ocorreu na parte da manhã em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. Além da testagem, a equipe repassou informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, distribuiu folders e materiais de orientação sobre os sintomas de cada doença, como se prevenir e onde buscar tratamento. Também foram entregues preservativos femininos e masculinos e géis lubrificantes para a população.

Para a gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch, a ação foi bastante positiva, porque a comunidade procurou fazer os testes rápidos. Dos 156 testes feitos, um deu positivo para hepatite B e outro para sífilis – ambas as pessoas não eram moradoras da cidade. “Acredito que ações como essa ajudam a conscientizar a população sobre o cuidado com as infecções sexualmente transmissíveis e a importância de usar preservativo, bem como de fazer os testes rápidos para sífilis, hepatite e HIV/Aids”, pontua.

Publicidade

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5509

Publicidade