Avião desaparecido pode ter caído entre Itapema e Navegantes

Um helicóptero e um avião do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros procuram no final da tarde desta sexta-feira (27) por um avião de pequeno porte que teria caído no mar entre Itapema e Navegantes, no Litoral Norte catarinense. A suspeita da queda ocorre porque o piloto não comunicou o pouso.

O batalhão foi acionado por volta das 16h pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (Salvaero) de Curitiba.



“A aeronave decolou do Aeroclube Costa Esmeralda, em Porto Belo e não foi registrado pouso em nenhum aeroporto da região”, afirmou o comandante do batalhão, tenente-coronel Diogo Bahia Losso.

Um avião SC-105 Amazonas da FAB (Força Aérea Brasileira) também procura a aeronave. A suspeita da queda ocorre porque o piloto não comunicou o pouso.
Segundo a Aeronáutica, trata-se de um PU-OGL, modelo Conquest 180, que decolou na manhã desta sexta de Porto Belo, com destino a Itanhaém (SP).

A aeronave, que é particular, tinha apenas um ocupante, um senhor de 68 anos.
“Ela já ultrapassou a autonomia e não pousou em nenhum aeroporto. Então ou pousou em um aeroporto e não comunicou ou caiu. Não tem condições de estar voando”, explicou o comandante.

A autonomia é de cerca de três horas. O comandante acredita que a aeronave tenha decolado pouco depois das 12h.

Por causa de um nevoeiro, as buscas foram suspensas por volta das 17h15 e deve ser retomadas neste sábado (28) caso a condição do tempo melhore.

G1
(Foto: Reprodução/BOACBM)

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.