Balneário Camboriú voltará a ter transporte público no dia 1° de dezembro

Conforme matéria publicada pelo Portal Visse? no dia 29 de outubro, que falava sobre a proposta da empresa PGTur de assumir a concessão da Expressul em Balneário Camboriú, o problema do transporte público na cidade terá um fim muito em breve.

A PGTur começará a atuar na cidade no dia 1° de dezembro, trazendo novamente o transporte público para a população que está sem o serviço desde o início da pandemia. Situação que piorou quando a Expressul manifestou o desinteresse em voltar a operar na cidade. 

A Prefeitura de Balneário Camboriú aceitou a proposta de cessão da concessão para a empresa paranaense PGTur, com anuência da Expressul e prevista na concessão original, para assumir os serviços até 2027. O contrato deve ser assinado no próximo dia 16 de novembro e os ônibus da empresa começarão a circular no dia 1° de dezembro.

Com a retomada da concessão, a prefeitura evita de ter que lançar uma nova licitação e a nova empresa pode tocar o restante do contrato, que vence em 2027. De acordo com representantes da empresa procurados pela reportagem, a PGTur tem plenas condições de assumir imediatamente os serviços com o compromisso de implantar a frota completa, com 30 veículos, em no máximo 35 dias.

Um dos imbróglios que surgiu durante esta negociação, foi o fato da concessão de 2006 exigir os famosos “Bondindinhos”, conhecidos por fazerem um “tour” pela cidade desde os anos 80. Mas fato do equipamento não ser mais interessante para a cidade e para o trânsito caótico que vivemos, a exigência foi dispensada. Tem ainda o fato de que este tipo de equipamento não é mais produzido e nem mesmo homologado pelas autoridades por não haver acessibilidade e segurança. Muitos deles que trafegavam na cidade tinham mais de 30 anos e essa falta de segurança, inclusive, que levou a morte de uma senhora após uma queda dentro equipamento em 2011. A população, quase em sua unanimidade, é contra o bondindinho.

A EMPRESA

A PGTUR é uma empresa familiar, administrada pela mesma desde a sua fundação. Possui uma equipe formada por aproximadamente 200 colaboradores e tem sua matriz na cidade de Palotina, no Oeste Paranaense.

Com know How de quem está no mercado de transporte coletivo desde 1954, a empresa possui uma frota de 480 veículos, todos com tecnologia Euro V (menor emissão de poluentes).

Os veículos são segurados, com protocolos de higienizações internas e externas atendendo prerrogativas de saúde e prevenção do COVID.

MODERNIDADE

Com experiência de mais de 60 anos no ramo do transporte coletivo, a PGTur trará para o município um serviço completo, com mais tecnologia, modernidade e conforto para os usuários.

Com uma frota nova, com todos veículos equipados com ar condicionado e plataforma elevatória, a PGTur ainda apresenta soluções tecnológicas para melhorar o relacionamento com os usuários.

Inclusive com App, onde é possível o usuário ter autoatendimento, ver rotas, horários, consultar saldo de passe e afins. A empresa já possui todo sistema ONBOARD de bilhetagem digital com tecnologia NFC para celular, cartão e smartwatches, e controle de salto em conta digital.

Nos vales transportes, as empresas podem comprar saldo para seus colaboradores diretamente na plataforma, enviando diretamente para a conta digital de bilhetagem do funcionário.