Idoso de 92 anos é libertado após sequestro e cuidador é preso suspeito pelo crime em SC

Publicidade

Um homem de 92 anos foi libertado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (25) em Itajaí, no Vale, após cerca de 36 horas de sequestro. O cuidador do idoso foi preso em flagrante suspeito de ter participado do crime, assim como outras três pessoas. A vítima passa bem.

O idoso foi sequestrado na noite de quarta-feira (23) e levado para uma casa em Balneário Camboriú. Depois, levado para uma residência em Itajaí. Inicialmente, o caso era tratado como duplo sequestro – do idoso e do cuidador.

A família chamou a polícia em Barra Velha, depois de ter recebido mensagens com ameaças. Num vídeo enviado aos familiares do idoso, o cuidador, se fazendo de vítima, pedia para que fossem pagos R$ 50 mil para o resgate dos dois.

Publicidade

Durante as investigações, a Divisão de Roubos e Anti-sequestro da Diretoria de Investigações Criminais concluiu que o cuidador, que tinha sido contratado para a função havia um ano e meio, tinha ajudado a armar o sequestro.

Local onde idoso foi mantido em cativeiro em SC, segundo a Polícia Civil. — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Local onde idoso foi mantido em cativeiro em SC, segundo a Polícia Civil. — Foto: Polícia Civil/Divulgação

“Foi uma simulação de invasão em que o cuidador franqueou a entrada dos outros comparsas do imóvel. Ele foi retirado à força, e foi encaminhado para os cativeiros. Foram dois cativeiros durante o tempo em que ele fico em poder dos criminosos”, disse o delegado Procópio Silveira Neto, delegado de Barra Velha.

Nas mensagens enviadas à família, os bandidos diziam que iam matar o idoso e o cuidador. “‘Tem três balas guardadas aqui para a cabeça de cada um deles’. ‘Se não pagaram até determinado horário eles vão ser mortos’, vão abandonar os corpos no mato. São situações que realmente tentam aterrorizar a família com a ideia de forçar o pagamento”, disse o delegado Anselmo Cruz, da Delegacia Anti-Sequestro.

Os policiais descobriram o local onde o homem estava, um conjunto de quitinetes, e invadiu o local, libertando o idoso, por volta das 12h desta sexta.

Os quatro presos vão responder por extorsão mediante sequestro, sequestro e formação de quadrilha, e podem pegar até 20 anos de prisão.

Publicidade