Lagoa de aeração da EMASA recebe nova geomembrana

Publicidade

A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, segue com a obra de recuperação da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto Nova Esperança. Equipe da empresa contratada para a obra está procedendo esta semana a colocação da geomembrana que impermeabiliza o reservatório de 20 mil metros quadrados.

O trabalho consiste na colocação no fundo da lagoa e nos taludes laterais do “bidim”, que é uma manta de poliéster para proteção da geomembrana, e, paralelamente, das lonas da geomembrana, que são soldadas umas às outras por termo fusão, processo de soldagem que alcança níveis de até 400 graus celsius, além da fixação nos taludes para uma vedação completa, garantindo a impermeabilidade total da área.

A equipe seguirá o trabalho, que é acompanhado por técnicos da Emasa, até que a geomanta esteja colocada em toda a área da lagoa. Após este trabalho, será feito o teste de estanqueidade, que consiste em encher a lagoa com água para verificar possíveis falhas a serem reparadas antes do início da volta à operação da lagoa.

Publicidade

A obra de recuperação da lagoa de aeração da ETE iniciou no dia 23 de novembro passado, após ser autorizada pelo IMA. A primeira parte do serviço consistiu na retirada do material que havia no fundo da lagoa, incluindo a manta que deu problema, mais todo resíduo e lodo do fundo.

Ao todo, foram removidos 12 mil metros cúbicos de material do fundo. Em seguida, foi feito o nivelamento e a terraplanagem do fundo da lagoa, e instalados os drenos de líquidos. Agora, é a vez da colocação do bidim e da geomembrana. Depois de testada a estanqueidade, será instalado o sistema de aeração para o início da operação.

Novo decantador já foi testado

A Emasa também já fez o teste de funcionamento do novo decantador, o número 4, que está sendo concluído na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança. Agora serão feitos os ajustes finais e terminada a colocação das tubulações de interligação com o sistema existente, além da urbanização da área.

Tão logo concluídos os ajustes, o novo decantador entrará em operação melhorando a qualidade do tratamento do efluente tratado.

Publicidade