Vereadora mirim de BC tem projeto aprovado no Plenarinho em Brasília

Na sessão virtual simulada do Plenário da Câmara dos Deputados, da Câmara Mirim 2020, foram aprovados três projetos em pauta, entre eles, o da vereadora mirim de Balneário Camboriú, Leticia Campana de Goes, aluna do 8º ano do Centro Educacional Municipal Prof. Armando César Ghislandi, na manhã desta sexta-feira (11).

O deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), que abriu a sessão, parabenizou os deputados mirins e leu um pronunciamento do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia. No plenário virtual, participaram 13 vereadores mirins de Balneário Camboriú, entre eles a vereadora mirim Letícia que defendeu seu projeto de Lei, que tem o objetivo de estabelecer a implantação de microchips, visando garantir os direitos dos animais domésticos com as informações do pet e de seu tutor, determinando assim a responsabilidade sobre o animal.

Os outros dois projetos, de autoria de estudantes de Mossoró (Rio Grande do Norte), que tratam sobre a valorização de artistas locais e sobre a possibilidade do julgamento por juízas de crimes sexuais contra a mulher, foram aprovados pelo Plenarinho, composto por mais de 50 estudantes, representantes das câmaras mirins de diversos estados do país.

O Câmara Mirim do Plenarinho é um programa de simulação da atividade parlamentar realizado todos os anos em Brasília, em que estudantes do Ensino Fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam os três projetos de lei selecionados. Neste ano, ele aconteceu de forma virtual devido à pandemia de Covid-19.

O supervisor do Programa Vereador Mirim de Balneário Camboriú, Márcio Gonçalves, destaca que foi um grande aprendizado e uma experiência enriquecedora poder contribuir como educador, e que também foi gratificante vivenciar com vereadores mirins esse importante processo democrático.