Na sessão virtual simulada do Plenário da Câmara dos Deputados, da Câmara Mirim 2020, foram aprovados três projetos em pauta, entre eles, o da vereadora mirim de Balneário Camboriú, Leticia Campana de Goes, aluna do 8º ano do Centro Educacional Municipal Prof. Armando César Ghislandi, na manhã desta sexta-feira (11).
O deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), que abriu a sessão, parabenizou os deputados mirins e leu um pronunciamento do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia. No plenário virtual, participaram 13 vereadores mirins de Balneário Camboriú, entre eles a vereadora mirim Letícia que defendeu seu projeto de Lei, que tem o objetivo de estabelecer a implantação de microchips, visando garantir os direitos dos animais domésticos com as informações do pet e de seu tutor, determinando assim a responsabilidade sobre o animal.
Os outros dois projetos, de autoria de estudantes de Mossoró (Rio Grande do Norte), que tratam sobre a valorização de artistas locais e sobre a possibilidade do julgamento por juízas de crimes sexuais contra a mulher, foram aprovados pelo Plenarinho, composto por mais de 50 estudantes, representantes das câmaras mirins de diversos estados do país.
O Câmara Mirim do Plenarinho é um programa de simulação da atividade parlamentar realizado todos os anos em Brasília, em que estudantes do Ensino Fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam os três projetos de lei selecionados. Neste ano, ele aconteceu de forma virtual devido à pandemia de Covid-19.
O supervisor do Programa Vereador Mirim de Balneário Camboriú, Márcio Gonçalves, destaca que foi um grande aprendizado e uma experiência enriquecedora poder contribuir como educador, e que também foi gratificante vivenciar com vereadores mirins esse importante processo democrático.