Campanha de vacinação contra gripe Influenza começa na próxima segunda-feira

Anote no calendário: na próxima segunda-feira (23) inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza em Itajaí. Pessoas que fazem parte do grupo de risco para a doença podem procurar uma unidade de saúde para receber a dose. Neste ano, 29 locais ofertarão a vacina. O dia D da campanha está previsto para o segundo sábado de maio (12), quando todas as unidades abrirão das 8h às 17h para imunizar a população.

Podem se vacinar gratuitamente na rede pública crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Também serão vacinados contra Influenza adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta de Itajaí é imunizar 90% da população do grupo de risco, que totaliza 51.356 pessoas. No ano passado, o município vacinou um total de 58.300 pessoas, incluindo a população em geral, quando foi liberada a vacinação. Graças ao trabalho intenso, que contou com apoio da Marinha do Brasil, nenhum óbito pela doença foi registrado na cidade em 2017. No entanto, foram contabilizados 71 casos de gripe no município. Nos três primeiros meses de 2018, já são sete casos da doença em Itajaí.

Medida efetiva

“A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. Todo ano, quem está no grupo de risco, deve se vacinar. As doses são atualizadas com os vírus que estão mais circulantes. A vacina disponível no município é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Sandra Ávila.

A diretora também destaca que a vacina contra gripe é muito segura e as reações geralmente são pequenas e temporárias, como braço dolorido ou febre ligeira. “A vacina é feita com vírus mortos, que não causam a doença. Esses componentes apenas estimulam o corpo a produzir anticorpos contra a Influenza”, afirma Sandra.

Onde se vacinar

Para reforçar os locais de vacinação, o município vai abrir duas salas de vacina extras: uma na Unidade de Assistência Médica Especializada do CIS, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e outra no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi), próximo ao Itajaí Shopping, das 10h às 14h. As demais salas funcionarão em horário normal, conforme programação de cada unidade de saúde.

Fique atento

Sintomas

Pessoas de todas as idades estão propensas a desenvolver a infecção pelo vírus Influenza, porém quem faz parte do grupo de risco está mais suscetível a ter alguma complicação grave – as mais comuns podem ser pneumonia, sinusite, otite e desidratação, entre outras. Os principais sintomas são falta de ar, febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.

Caso um desses sintomas apareça, deve-se procurar uma unidade de saúde o mais breve possível. Em crianças, a atenção deve ser redobrada a qualquer sinal.

Quem pode se vacinar

-Idosos com 60 anos ou mais
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais
-Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos
-Gestantes
-Mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto
-Trabalhadores de saúde
-Professores de escolas públicas e privadas
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
-População privada de liberdade
-Funcionários do sistema prisional

Cuidados e prevenção:

-Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar.
-Coloque o lenço usado no lixo.
-Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos.
-Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente.
-Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha descartável.
-Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe.
-Mantenha-se distante de locais com aglomerações de pessoas.
-Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.

Evite:

-Evite ambiente onde houver aglomeração de pessoas.
-Mantenha os ambientes ventilados.
-Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal.
-Lave as mãos com água e sabão frequentemente. Quando não for possível, faça uso de álcool gel.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com