Idosa comemora aniversário de 101 anos em asilo de Itajaí

Esta terça-feira (24) foi dia de festa em um asilo de Itajaí.

A residente mais velha, Maria Antônia Pedroza, ou Dona Tonha como é conhecida, comemorou os 101 anos de idade com direito a bolo e velas. Ela chegou à cidade catarinense há 25 anos, vinda do Rio Grande do Sul.



Festa

Quem já andou bastante não tem mais pressa. É devagar que a chamada dona Tonha caminha até o bolo. É com calma que ela consegue apagar a velinha depois de algumas tentativas. Aceita ajuda, mas prefere fazer sozinha.

“Caso ela não goste ou alguém não está fazendo do jeito dela, ela vai reclamar!”, disse a coordenadora-geral do asilo, Emanuella Caroline Nunes Corrêa.


Dona Tonha em sua festa de aniversário de 100 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí)

Rebelde

Dona Tonha é gaúcha. Não tem filhos, mas encontrou na vida duas protetoras, tipo netas. Ela é a mais experiente do asilo Dom Bosco e talvez, a mais rebelde também.

“Se ela não gosta de uma coisa, ela não faz.Ela não gosta de uma roupa branca, ela não usa”, afirmou a neta de criação Claudia Negreiros.

Colega de Tonha, outra moradora do asilo, Valdeci da Silva Berndt, brincou: “Ela é muito legal, mas não mexe com ela que o bicho pega”.

No asilo, Tonha casou duas vezes e depois teve mais um namorado. Os três já morreram. Maria Antônia chegou no asilo em 1996, aos 79 anos. Atualmente, ela tem uma dieta equilibrada com ajuda de uma nutricionista, mas não recusa um pedaço de bolo.

Nova fase

Ela toma apenas um remédio, para controlar a tireoide. Quando tem forró no asilo, ela até arrisca uns passos, mas ultimamente está ficando mais quietinha, aprendendo a viver uma nova fase.

“Ela não consegue mais fazer, então ela tem que aceitar o cuidado que as pessoas podem dar”, afirmou a neta de criação Sandra Mari Franz.

Ela enxerga e escuta com dificuldades. Mas tem criatividade de sobra. Se falta memória para lembrar da letra do “Alecrim dourado”, improvisa. O importante da música é a alegria com que se canta.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.