Governo do Estado MENTE e continua sem ajudar Balneário Camboriú contra a COVID

Que o governo do Estado de Santa Catarina não colaborou em praticamente nada no combate a COVID em Balneário Camboriú, não é novidade.

Desde o início da pandemia, a única coisa que o Estado fez foi mandar 6 respiradores que não funcionaram, foram levados para manutenção e nunca voltaram. Fora isso, Balneário Camboriú bancou boa parte do tratamento de pacientes de toda nossa região.

As UTIs exclusivas para COVID, implantadas e custeadas pelo município, foram habilitadas pelo Ministério da Saúde e recebiam verbas do SUS para manter o custo do seu funcionamento, principalmente relacionados a mão de obra qualificada, e, em tese, deveriam ser para pacientes de BC.

Fora isso, tudo saiu dos cofres do município, com o dinheiro do caixa e do repasse do governo federal via pacto federativo, para a tratar a população da cidade. Mas segurou, junto com o Marieta, o atendimento dos 11 municípios. O pouco que veio de outros municípios, foi via Amfri. Muito pouco.

E o Estado? 

Bem, o governo estadual não fez nada. Custeou leitos de retaguarda em Camboriú e outras cidades, mandou milhões e montou várias UTIs para o Marieta.

E para Balneário Camboriú? Só promessas. 

Vamos fazer uma retrospectiva. 

Abril de 2020

O Governo emitiu no dia 08 de abril uma matéria que falava sobre a abertura de 220 novos leitos de UTI que, teoricamente, teriam sido implantados no estado. Entre as cidades elencadas no release, e que teoricamente foram beneficiadas com os 220 novos leitos, estava Balneário Camboriú. O assunto foi pauta no Portal Visse.

Nesta data, a cidade tinha 37 casos confirmados e 8 internados em UTI do Centro COVID, criado pela prefeitura.

Esses leitos anunciados pelo Estado NUNCA foram implantados na cidade.

https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/todas-as-noticias/1652-noticias-2020/11204-estado-conta-com-220-leitos-de-uti-novos-para-pacientes-com-covid-19

Junho de 2020

No dia 18 de junho, o governador Carlos Moises visitou Balneário Camboriú pela primeira vez, conheceu a estrutura de atendimento ao COVID e prometeu equipamentos para novas UTIs.
https://www.visse.com.br/em-primeira-visita-a-balneario-camboriu-governador-promete-equipamentos-para-novas-uti/

No dia 25 de junho o Estado anunciou o envio de 6 respiradores para Balneário Camboriú.

Coronavirus em SC: Governo entrega mais 20 respiradores a municípios do Vale do Itajaí
https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-entrega-mais-20-respiradores-a-municipios-do-vale-do-itajai

Os respiradores vieram, não funcionaram, foram levados para manutenção e nunca mais voltaram.

Respiradores da WEG entregues a hospital de Balneário Camboriú apresentam defeitos
https://ndmais.com.br/saude/respiradores-entregues-a-hospital-de-balneario-camboriu-apresentam-defeitos/

Julho de 2020

Nesta quinta-feira, dia 29, fez exato 1 ano que o Estado disse que abriria o Hospital Santa Inês com 10 leitos de UTI e 7 de enfermaria para atender a região no combate ao COVID.

Na época a pandemia deu uma aliviada, a ocupação dos leitos baixou e a abertura do Hospital Santa Inês NUNCA ACONTECEU.

Embora muitos digam que foi o prefeito que garantiu isso, não foi. Ele apenas comunicou e, apesar das minhas ressalvas com relação a ele, garanto que essa fatura não é dele. O secretário de saúde do Estado, André Mota Ribeiro, garantiu em reunião com o prefeito Fabricio Oliveira e representantes do Hospital Santa Inês, que em 20 a 30 dias, a unidade estaria com os reparos prontos e reaberta para receber os pacientes. A manchete no site do governo do Estado confirma a informação.


Acesse a matéria completa: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-hospital-santa-ines-sera-reaberto-para-enfrentamento-da-pandemia-em-balneario-camboriu

Março de 2021

No dia 2 de março de 2021, há 5 meses, o governo do Estado em reunião com prefeitos da AMFRI, discutiu a criação de novos leitos de UTI para a região.

Ficou definido que o Estado implantaria, em um primeiro momento, 10 leitos de UTI no Marieta e mais 5 no Centro COVID de Balneário Camboriú, além de leitos de retaguarda custeados pelo Estado em cidades da região.

Estado discute a abertura de novos leitos clínicos e de UTI na região da Amfri
https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-estado-discute-a-abertura-de-novos-leitos-clinicos-e-de-uti-na-regiao-da-amfri

Na mesma semana, a Prefeitura de Balneário Camboriú implantou 4 novos leitos de UTI, com os 5 prometidos pelo estado, daria um fôlego para a cidade que atende a região.

Balneário Camboriú anuncia a abertura de 4 novos leitos de UTI para Covid-19
https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=29159

Os 5 leitos prometidos pelo Governo do Estado para Balneário Camboriú NUNCA foram implantados. Os 4 leitos criados pela prefeitura, NUNCA foram habilitados e, por 5 meses, foram custeados pela prefeitura.

Julho de 2021 

Esta semana, com a baixa na ocupação de UTI no Centro COVID, os 4 leitos criados em março foram desativados. A lotação no momento está em 70%, sendo que menos da metade dos 21 leitos ocupados, são de Balneário Camboriú.

Passados mais de um ano e meio de pandemia, o cenário está apresentando melhoras, a vacinação começa a surtir efeito, nos encaminhamos para o início do fim deste terror e o Estado NADA FEZ por Balneário Camboriú.

2022 está chegando e há quem vá pedir votos para o senhor Carlos Moisés em Balneário Camboriú e na região da AMFRI. Esperamos que a população destes 11 municípios, respondam a altura.


Governo do Estado MENTE e continua sem ajudar Balneário Camboriú contra a COVID
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent