Relatório do IMA aponta 7 de 10 pontos da Praia Central como PRÓPRIOS para banho

Publicidade

O último relatório de balneabilidade de praias publicado nesta sexta-feira, dia 09, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o IMA, aponta que dos 10 pontos de coleta da Praia Central de Balneário Camboriú, 7 estão PRÓPRIOS para banho.

O resultado acompanha a tendência dos últimos dias, onde maior parte da principal praia da Cidade apontava melhoras significativas nos resultados. Confira o relatório completo no final da matéria.

A maior diferença entre os resultados da primeira semana de fevereiro contra os resultados apresentados entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, foi que as últimas coletas foram realizadas sem chuva, confirmando o que já era falado em outros anos tanto pelo poder publico quanto a imprensa local.

Publicidade

O IMA, irresponsavelmente, coleta amostras em dias de chuva que historicamente influenciam nos resultados, pois “lavam” vias e tubulações onde ainda persistem ligações irregulares de esgoto. O próprio relatório do IMA traz a informação de que não é aconselhável o banho de mar em períodos entre 24 e 48 horas após chuvas volumosas.

Sem contar na maneira em que as coletas são realizadas, por salva vidas, desrespeitando a altura da lâmina da água e cuidados com o transporte das amostras.

ANÁLISES DA EMASA

O relatório do IMA “quase” vai de encontro com os relatórios e amostras coletadas pela EMASA que na última semana apontou todos os pontos da Praia Central, tendo seu status como PRÓPRIO, obedecendo a média de pelo menos 4 de 5 amostras positivas.

A última coleta da EMASA foi no dia 05-02 e o relatório publicado na última sexta-feira, dia 09. Uma observação importante é que a EMASA não realiza coletas em dias de chuva, justamente por comprometer as amostras por um período de 24 a 48 horas.

Outro fato importante é que embora a lagoa de aeração entrou em operação novamente em 20/01, ainda não houve tempo suficiente para que sua eficiência aumente, o que descarta qualquer possibilidade de isso ter alguma relevância nas amostras.

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO DO IMA PUBLICADO EM 09-02-2024

relatorio_n20-2024

 

Publicidade