Atualização sobre o ciclone do fim de semana

Por Leandro Puchalski

Como ontem escrevi, lembro que os modelos de previsão são gerados por supercomputadores em instituições meteorológicas pelo mundo. A simulação indicada por eles são feitas em média 2 vezes por dia. Diante disso, temos a necessidade de acompanhar e analisar diariamente.



Nas simulações de hoje as condições para o fim de semana já se alteraram nesses modelos, especialmente no Europeu que era o mais “agressivo” em relação a intensidade do ciclone.

O QUE TÍNHAMOS E O QUE TEMOS

Pra entender melhor, temos abaixo as simulações. Primeiro, a comparação entre o que o modelo Europeu apontava ontem (quarta) e que ele apontou hoje pela manhã. A simulação é para sábado no período da tarde:

Comparação
Comparação (Foto: Windy)

Vejam que a informação de hoje já aponta uma posição diferente do ciclone. Antes na costa do Rio Grande do Sul e agora mais afastado da costa entre RS e SC

Essa mudança mostra que os ventos não seriam tão intensos e mais concentrados da Serra o Litoral, não tendo mais no Oeste como a figura da esquerda mostra.

MODELO AMERICANO

Esse simulador – que tem uma maior confiabilidade para Santa Catarina – quase não mostrou alteração na atualização de ontem para hoje.

Comparação
Comparação (Foto: Windy)

O modelo continua mostrando o ciclone em alto mar entre o Sudeste e o Sul do Brasil. A diferença é que as simulações de hoje indicam um pouco mais de vento no Litoral Catarinense ao longo do sábado.

QUAL É A PREVISÃO?

Hoje posso dizer que o fim de semana terá um ciclone no mar. O vento irá aumentar de intensidade entre a tarde de sábado e o domingo de manhã. As regiões serão: o sul, Litoral e Vale do Itajaí.

Hoje a previsão é de ventos de 50 a 80 km/h. Poucas áreas com rajadas um pouco maiores.

ATENÇÃO COM O MAR

Muita atenção durante todo o fim de semana. Rajadas de vento maiores do que no litoral e ondas próximas dos 2 a 3 metros nas praias de mar aberto.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.