Bombinhas vai ter 1ª escola pública integral e bilíngue de SC

Bombinhas deve ter em dezembro a primeira escola integral e bilíngue para atender todos os alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes do 6º ao 9º ano serão transferidos para o local. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, disse que a ideia é ter uma escola integral vocacionada para a economia da região.

Quando os turistas que falam espanhol chegam ao comércio de Bombinhas, a língua pode ser uma barreira nas vendas. “Se eles pedem alguma coisa que a gente sabe, a gente responde para eles. Ou pede algum amigo para responder pela gente”, disse o comerciante Alvino da Silva.



As pesquisas feitas pela Secretaria de Turismo de Bombinhas apontam que 40% dos visitantes que a cidade recebe são de países que falam espanhol.

Escola com espanhol

A metodologia de ensino da escola bilíngue ainda está sendo desenvolvida. Mas já se sabe que pelo menos uma disciplina terá que ser administrada totalmente em espanhol. O objetivo da prefeitura é que todos os funcionários, desde as merendeiras até os coordenadores e o diretor, falem o idioma.

Nesta semana, os ministros Carlos Marun, da Secretaria de Governo, e Vinicius Lummertz visitaram a obra. A escola recebeu recursos do governo federal no chamado Desafio Chave de Ouro.

O objetivo é implantar esse modelo em outros lugares do país. “Escolas de tempo integral vocacionadas para as economias das regiões. Isso é um modelo que deverá ser seguido porque faz sentido”, disse o ministro do Turismo.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.