Certificação Internacional “Bandeira Azul” é apresentada na Câmara de Vereadores de Balneário

A Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria do Meio Ambiente, apresentou nesta sexta-feira (14), O Programa Internacional de Certificação Ambiental “Bandeira Azul”. A apresentação ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Fabrício Oliveira, do secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd e da representante da Bandeira Azul no Brasil, Lenara Bernardi.

O prefeito Fabrício Oliveira exaltou a entrada de Balneário Camboriú, no pedido de Certificação das praias. “Não será somente uma ação governamental, queremos a participação forte da comunidade. Para conquistarmos esse selo, vamos cuidar ainda mais de nossas belas praias agrestes”, explicou ele.

A Secretaria do Meio Ambiente inscreveu para a primeira fase do Programa Bandeira Azul, três praias: Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. De acordo com Lenara, é a primeira vez que um município pede a certificação de três praias de uma só vez. “Temos somente cinco praias e três marinas certificadas no Brasil. Ficamos muito felizes com a vontade de uma cidade ser tão grande em preservar nossas praias. Balneário Camboriú, ficará ainda mais linda”, complementou ela.

Hoje o país com o maior números de certificações é a Espanha. São 586 praias certificadas e cinco marinas. De acordo com Gevaerd, muitos turistas europeus quando viajam, consultam se as praias possuem a certificação. “Será um grande orgulho para nós, conquistar a certificação, conseguiremos um potencial turístico de renome mundial”, falou o secretário.

O Programa Bandeira Azul será definido após a avaliação de quatro grandes grupos que definirão as praias como ecologicamente corretas: Educação Ambiental e Informação, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança e Serviço e Gestão Ambiental. Ele é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental, que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis.

_____________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com