Com dólar favorável, exportações em SC aumentam 18% no primeiro semestre

As exportações em Santa Catarina cresceram 18% no primeiro semestre de 2017, na comparação com o ano anterior. O dólar favorável tem mantido aquecida a atividade empresarial no estado.

“Fica mais barato para quem está lá fora e uma das alavancas da exportação é o câmbio. Então, a moeda desvalorizada tende a aumentar exportações. Outra medida seria pela política comercial, ações do próprio estado, do governo brasileiro para incentivar as exportações”, disse Jairo Romeu Faerracioli, mestre em Relações Internacionais.

Empregos

Com o aquecimento da indústria, aumentaram os empregos, foram mais de 21 mil vagas com carteira assinada no primeiro semestre, quase 90% delas na indústria de transformação, o melhor resultado em três anos, conforme a RBS TV.

A exportação de carnes agora divide espaço com a soja, motores, bombas de ar e tabaco. A multinacional italiana que fabrica iates em Itajaí manda para fora do Brasil quase metade da produção e chegou a criar um modelo exclusivo para os clientes estrangeiros, medida que aumentou as vendas em 10%.

“Acho que cada empresa tem a responsabilidade e o dever de pensar em soluções alternativas, emergenciais”, comentou o diretor comercial Francesco Caputo.

G1 SC

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com