Complexo Portuário de Itajaí cresce no ranking mundial de cargas conteinerizadas

O Complexo Portuário de Itajaí (Itajaí/Navegantes) subiu cinco posições no ranking mundial de movimentação de contêineres. No Brasil somente dois portos foram classificados pelo ranking. O terminal de Santos está em 41º lugar do ranking.

De acordo com os dados estatísticos do ranking World Top 120 Container 2017 divulgados na edição de (Setembro/2017) da Revista “Container Management – CM”, de origem britânica e especializada no seguimento portuário mundial, o Complexo Portuário de Itajaí passou de 119º na posição de ranking para 114º, resultando num acréscimo de 12% em relação ao mesmo período do ano passado (2016).

Entre exportações e importações movimentadas através do Complexo Portuário de Itajaí (Itajaí/Navegantes), este número resultou numa movimentação de 1.104,143 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

O histórico do Complexo Portuário de Itajaí (Itajaí/Navegantes), sempre foi positivo quanto ao seu posicionamento no ranking nacional de movimentação portuária se destacando por muitos anos como o segundo maior movimentador de contêineres do país, ficando apenas atrás do terminal de Santos (SP).

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, figurar entre os 120 maiores portos do mundo neste mesmo quesito, destaca cada vez mais a importância do complexo quanto a sua competitividade de mercado.

“Participamos deste ranking desde o ano 2000 e nossas instalações físicas podem ser pequenas em relação a outros grandes portos do Brasil, porém nossa importância socioeconômica cada vez mais demonstra crescimento no cenário portuário do Brasil e do mundo. Creio que esta posição é um orgulho para Itajaí e para a nossa atividade portuária do complexo”, reforça Salles.

A expectativa para o fechamento de 2017 (janeiro/dezembro) é uma movimentação em torno de 1.260.000 TEU’s (contêineres de 20 pés), assegurando o posicionamento do Porto de Itajaí/Navegantes no ranking World Top 120 Container, gerando uma perspectiva melhor de posição em relação a 2016 e elevando para um crescimento total de 11% na movimentação total do complexo.

“Estes dados são oficiais e por isso são extremamente importantes para nós. De fato confirmam nossas estatísticas mensais demonstrando a realidade do Complexo Portuário de Itajaí ratificando o nosso excelente posicionamento no ranking Top 120 no mundo”, acrescentou Heder Cassiano Moritz, assessor de direção da Superintendência do Porto de Itajaí.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com