Filhote de mico-leão-preto nasce em zoológico de Pomerode

Um filhote de mico-leão-preto nasceu no Zoo Pomerode no domingo (11). A espécie é originária do Brasil e está ameaçada de extinção, com cerca de 1,4 mil animais em fauna natural e 60 em zoológicos.

“Ele nasceu de madrugada. Pela manhã, estava agarrado no macho. O filhote deve permanecer pelos próximos seis meses agarrado aos pais”, disse o biólogo Cláudio Mass, que trabalha no zoológico.



Segundo o biólogo, é a primeira vez que esta espécie de animal nasce no zoológico do Sul do estado. Os pais dele vieram a cerca de um ano para Pomerode. A fêmea proveniente de um zoológico da capital paulista e o macho de São Carlos, no interior de São Paulo.

Filhote nasceu no zoológico de Pomerode  — Foto: Zoo Pomerode/Divulgação

Filhote nasceu no zoológico de Pomerode — Foto: Zoo Pomerode/Divulgação

“Nós já vinhamos fazendo a avaliação regular da aproximação do casal, a cópula e a gestação da fêmea. São cerca de sete meses de gestação”, disse Mass. De acordo com o biólogo, o casal é jovem, com cerca de 4 anos, e por ser a primeira gestação da fêmea a tendência é ter apenas uma cria.

Mas explica que após os seis meses iniciais a equipe deve se aproximar dos bichos, com o primeiro exame clínico total. O veterinário acredita que o filhote tenha nascido entre 50g e 75g. Até lá, o sexo do animal não será identificado.

No zoológico há outros 16 micos, oito da espécie mico-leão-dourado e outros oito, que são da variedade mico-leão-de-cara-dourada.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.