Mais de 300 servidores da Saúde participam de treinamento sobre urgência e emergência

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí (PEPSI), promoveu uma Atualização em Urgência e Emergência – Módulo 01 para aproximadamente 320 profissionais de saúde da rede municipal. O treinamento gratuito ocorreu nos dias 11, 12, 18, 19 e 20 de abril e foi ministrado pela enfermeira Samara dos Santos, que é especialista em Urgência e Emergência.

O objetivo da capacitação foi proporcionar o aprimoramento técnico dos servidores da saúde, especialmente os que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas unidades básicas de saúde do município. O treinamento também contribuiu para atualização das rotinas assistenciais, disseminando informações e qualificando o atendimento prestado à população.



“Desde o ano passado, o município de Itajaí tem realizado um trabalho importante de formação permanente dos profissionais de saúde. Neste curso, aproveitamos para alinhar processos, atualizar conceitos e preparar as equipes para o manejo adequado durante o atendimento das urgências/emergências”, comenta a enfermeira responsável pelo PEPSI, Cinthya Maria Lins Pereira.

Os participantes ainda foram informados sobre algumas modificações que ocorreram recentemente na área, como na Escala de Glasgow, que é usada para medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido algum trauma, por exemplo. Durante o evento, também foi abordada a legislação sobre o ato de prestar socorro; diminuição do nível de consciência: abordagem e conduta; convulsão e epilepsia; e Acidente Vascular Cerebral (AVC): causas, sinais e sintomas, entre outros assuntos.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.