Moradores instalam placas para sinalizar despejo irregular de esgoto em praia

Moradores e banhistas de São Francisco do Sul, Norte catarinense, reclamam do despejo de esgoto irregular no mar. Para denunciar o problema e também alertar quem passa pela Praia do Itaguaçu, foram instaladas placas enumerando a quantidade de saídas de dejetos que vai direto para o mar.

A empresa Águas de São Francisco do Sul, responsável pelo serviço na cidade, afirma que não tem conhecimento da situação porque não tem nenhuma tubulação de esgoto na região das praias.



Os moradores suspeitam de ligações irregulares e dizem não saber se o esgoto é apenas pluvial, ou seja, que recebe água da chuva. Um dos pontos destacados, principalmente para quem mora próximo das saídas de tubulação, é o mau cheiro e a água suja.

A advogada Ana Carolina Moreira, que é vizinha de uma das saídas de esgoto, diz que em dias de movimento intenso na praia, o volume de esgoto aumenta.

“Quanto maior o calor, maior a quantidade de pessoas na praia, o cheiro fica quase insuportável. A água parada é ruim, mas quando chove fica tanto pior porque a água vai para o mar e aí o cheiro se alastra pelo mar também”, afirma.

Tubulação na Praia do Itaguaçu em São Francisco do Sul — Foto: Reprodução/ NSC TV

Tubulação na Praia do Itaguaçu em São Francisco do Sul — Foto: Reprodução/ NSC TV

O último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgado na última semana, indicou mar próprio para banho na Praia Itaguaçu. Assim mesmo, quem vem em busca de descanso em contato com a natureza, se revolta com tamanho descaso.

“É simplesmente falta de bom senso. Se houvesse bom senso das autoridades e dos políticos, isso seria resolvido muito fácil. Porque todas as pessoas que passam por aqui pagam os seus impostos em dia, mantém as suas atividades. Isso é uma vergonha”, explica o consultor Osmar Rieper.

A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente da cidade disse que faz operações regulares de fiscalização com o objetivo de encontrar e eliminar ligações irregulares de esgoto.

Comente Abaixo