Porto de Itajaí aumenta 100% a movimentação de contêineres

O Porto de Itajaí aumentará 100% a movimentação de contêineres a partir deste mês. A arrendatária APM Terminals conquistou três novos serviços e passará a operar mensalmente 36.000 TEUs (unidade de medida referente a um contêiner de 20 pés). As novas rotas ligam o Brasil à Costa Leste da América do Sul, América Central e Sudeste dos Estados Unidos, e África.

O anuncio oficial foi realizado na manhã desta sexta-feira (09), durante coletiva de imprensa, mas um navio da nova rota já atracou em Itajaí no dia 04. Em tom de otimismo e confiança, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni destaca os investimentos no porto nos últimos meses.



“A nossa cidade depende diretamente do Porto e conjunto de obras que estamos realizando, como a conclusão dos berços, dragagem e bacia de evolução, atrai investidores. Com essas novas linhas teremos mais contêineres, mais movimentação e mais arrecadação. Todos os itajaienses saem ganhando”, comemora o prefeito.

Dos atuais 18.000 TEUs, o terminal de Itajaí passará a movimentar 36.000 TEUs. De acordo com o diretor superintendente da APM Terminals Brasil, Ricardo Arten, essas são conquistas demonstram que o mercado valoriza os padrões de produtividade e flexibilidade da arrendatária oferece às linhas de navegação.

“É importante destacar que o nosso terminal, além de liderar o segmento de serviços agregados aos clientes finais em Santa Catarina, dispõe de uma condição única como porto: está localizado em Itajaí, que é a principal plataforma logística do Estado. Tudo isso faz a diferença quando o assunto é movimentação de contêineres”, completa Arten.

Durante o lançamento dos novos serviços, foi assinado um protocolo de entendimento com representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários Avulsos de Itajaí. O objetivo é manter um diálogo contínuo e transparente, além de relações de trabalho saudáveis, para garantir segurança na busca de novas linhas para o Porto de Itajaí.

“O Porto de Itajaí apresenta um crescimento gradativo e considerável nos últimos meses. Existe uma conexão positiva entre as partes envolvidas na nossa atividade portuária e estamos chegando num ponto alto onde o porto e a cidade tanto aguardavam”, destaca o representante da Superintendência do Porto de Itajaí, assessor de diretoria, Marcello Alessandro Petrelli.

Mais rotas e mais armadores para o Porto de Itajaí

O navio Login Jacarandá, que opera a rota da Costa Leste da América do Sul através dos principais portos do Brasil, Uruguai e Argentina, fez a sua primeira atracação na APM Terminals Itajaí no dia 4 de fevereiro. O serviço costeiro do Atlântico Sul, oferecido pelos navios da Login e da Mercosul Line, será atendido em Itajaí nos fluxos Sul e Norte, duas vezes por semana, tendo o terminal como porto de transbordo.

Desde terça-feira, 6, o serviço semanal Brazex da CMA CGM, que oferece transporte rápido para a Colômbia (17 dias), Jamaica (20 dias) e Estados Unidos (25 dias), iniciou também suas operações em Itajaí, adicionando ao portfólio do terminal uma importante rota para a indústria catarinense, especialmente para os produtores de carnes congeladas, como de frango e de suínos, além de madeiras no fluxo de exportação. Melfi, Maersk Line e Sealand também participam do serviço.

A partir do dia 16 de fevereiro, a APM Terminals Itajaí receberá também a rota Samwaf, conectando os principais portos brasileiros à África do Sul, Congo e Angola, com o tempo médio de transporte de 12 dias através do serviço operado pela CMA CGM, NileDutch, Safmarine, Maersk Line, Hapag Lloyd e Hamburg Sud.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.