Prefeitura de Camboriú celebra Dia Internacional da Mulher com ações para a comunidade

Publicidade

Moradoras de Camboriú participaram de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira, dia 8. O evento, promovido pela Prefeitura em parceria com entidades da região, foi realizado no Centro e área rural da cidade. Cuidados de beleza, palestras e ações de promoção de saúde, assim como a divulgação de projetos do Município, foram oferecidos para a comunidade.

Na Praça das Figueiras, profissionais do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT) repassaram informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuíram preservativos e gel lubrificante. Avaliações de postura foram realizadas por fisioterapeuta no Espaço Saúde, organizado pela Secretaria de Saúde. Quem passou pelo local participou ainda de aulão de alongamento; recebeu dicas de cuidados com a saúde bucal, bem como de combate ao Aedes aegypti; além de orientações sobre alimentos que combatem o estresse, depressão e ansiedade.
Representantes da Polícia Militar de Camboriú divulgaram o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher para a comunidade. O projeto protege vítimas de violência doméstica e familiar, por meio de visitas recorrentes e fiscalização dos agressores.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que promoveu as ações no Centro, disponibilizou cortes de cabelo, pinturas de unhas e limpeza de sobrancelha – com o apoio do SESC e do Seduc. “O intuito deste evento foi motivar a autoestima das moradoras. Queremos mostrar para as mulheres de Camboriú que as valorizamos, tanto hoje quanto nos demais dias do ano. É necessário reforçar que elas estão protegidas, são amadas. Ver a Praça das Figueiras com essa movimentação mostra que estamos no caminho certo”, compartilha a secretária Andréia de Souza Machado.
Daniane Renata dos Santos, de 29 anos, estava caminhando pelo Centro com os filhos e sobrinhos quando viu as atividades. “Ações como essa são positivas para a comunidade. Muitas mulheres não têm acesso a certas atividades ou informações, principalmente voltadas para a Saúde. É legal ver a Prefeitura organizando eventos assim”, compartilha.
Programação para mulheres agricultoras 
Na área rural de Camboriú, a Secretaria de Agricultura comandou o evento. A extensionista social da Epagri, Geisebel Cristine Patrício, realizou dinâmicas com cerca de 40 mulheres agricultoras. Uma palestra sobre sexualidade feminina foi ministrada pela educadora em saúde da Unidade Móvel do SESC Mulher, Marina Borges. A equipe também ofereceu café da tarde às presentes na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na comunidade de Braço.
Palestra sobre autoestima
No auditório Ulisses Guimarães, no prédio da Prefeitura de Camboriú, a escritora Elvira Martins ministrou uma palestra sobre autoestima e empoderamento. “Nós não podemos esperar muito para reconhecer nosso valor. É necessário que as mulheres se olhem no espelho, valorizem o que veem. Isso irá encorajá-las. Tudo começa a partir de você. Pensamentos e sentimentos positivos vão trazer resultados para a vida de cada uma”, explica.
Publicidade