Professora e técnica de Balneário Camboriú participa dos treinos do Comitê Olímpico do Brasil

A professora e técnica da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC), Alba Cristina Sobreira Garcia vem se destacando a nível nacional. Ela foi selecionada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), para cursos e treinamentos exclusivos de basquete 3 x 3. Ela é a única mulher de Santa Catarina selecionada pelo COB.

A trajetória de Alba no basquete da FMEBC começou em 2015. Foi nesse ano que passou no concurso, em primeiro lugar, e começou a dar aulas no município. Há três anos coordena o polo de basquete no Centro Educacional Municipal Vereador Santa, onde atende atletas de nove anos na iniciação, até atletas de 21 anos no rendimento. São alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Ainda dá aulas de basquete e bocha adaptados, na categoria masculina.



Em 2017, recebeu a notícia sobre os treinamentos que o COB iria realizar com técnicos de todo o país: levantamento de peso olímpico, vôlei de praia e no basquete 3 x 3. Realizou a inscrição com auxílio da FMEBC, fez o concurso com prova escrita e foi aprovada. Além disso, fez entrevista e seu currículo também foi analisado. Depois de todo esse processo, foi aprovada como a única mulher de Santa Catarina no curso de basquete 3 x 3. Ao todo, são 24 técnicos da modalidade nos treinamentos.

A técnica está implementando o basquete 3 x 3 nas categorias de iniciação. Segundo ela, esse é o objetivo do COB. “O Comitê quer detectar novos talentos e todos os treinadores do curso devem iniciar os trabalhos pela base”. A modalidade vai integrar as Olimpíadas em 2020 e tem diferenças do basquete de quadra, como as dimensões menores, apenas um cesto e três jogadores de cada lado.

Alba se encontra no módulo 3 e por cumprir carga horária e ter meta acima de 8, tem apoio da COB para ir até o Rio de Janeiro a cada dois meses, nas aulas presenciais, com os melhores treinadores da área. Na volta, enfrenta o ensino a distância. Na última semana de setembro irá novamente para o Rio de Janeiro nas aulas presenciais e em novembro, terá o estágio internacional.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com