Profissionais do CEJA participaram de formação continuada

Conciliar trabalho e estudo para não perder oportunidades de vida não é fácil, e para preparar técnicas que auxiliam na aprendizagem, a equipe de professores e especialistas do Centro de Educação de Jovens de Adultos (CEJA) de Balneário Camboriú se reuniu durante as duas últimas semanas na primeira formação continuada do ano. A formação antecedeu a volta às aulas, que ocorreu nesta segunda-feira (26).

Durante a formação, realizada pela Secretaria de Educação por meio do Departamento Pedagógico, os professores e equipe pedagógica puderam assistir palestras de outros profissionais da área da educação, realizar dinâmicas em grupo, e discutir estratégias de ensino diferenciadas e adequadas para a educação de jovens e adultos. “Houve a troca de ideias dentre todos os professores, a fim de fazer um projeto interdisciplinar, ou seja, relacionar uma disciplina com a outra, o que tem em comum e que pode ser compartilhado entre elas”, explicou uma das orientadoras pedagógicas do CEJA, Teresilda Raulino.



Outros pontos citados ao longo da formação foram a educação especial, alfabetização de adultos, movimento migratório, mercado de trabalho, sustentabilidade e sexualidade. A diretora da unidade do CEJA, Miriam Melo Baumann falou sobre o aproveitamento que a equipe teve ao longo da formação, na preparação para o início das aulas. “A equipe se mostrou comprometida ao longo da formação, acreditando em um processo de construção de ações e estratégias que possibilitam um aprendizado dinâmico, mais motivador, indo de encontro com a realidade do nosso sujeito ‘jovem/ adulto/idoso’”.

A educação para jovens e adultos

O CEJA oferece aulas às pessoas maiores de 15 anos de idade e que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em escolas regulares, ou que preferiram, por conta do trabalho e de outras atribuições diárias, estudar em um período de tempo mais curto do que o habitual. As aulas são ofertadas diariamente em três períodos (manhã, tarde e noite) e têm a duração de três horas. O CEJA Dep. Doutel de Andrade fica na Rua 3020, n° 160 – Centro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.