Programa Odonto Baby realiza evento comemorativo aos 20 anos do programa na sexta-feira

Desde 1997 cuidando da saúde bucal das crianças de Balneário Camboriú, o Odonto Baby realizará na próxima sexta-feira (28), um evento para comemorar os 20 anos do programa na cidade. O evento será realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), às 10h30, onde ocorrerá uma solenidade com a apresentação de um vídeo sobre o programa.

Segundo a odontopediatra, Zuleide Pezzini, a ênfase principal do programa é prevenir cáries e as questões de maloclusão – mordida torta, por efeito de uso de chupeta ou de chupar o dedo. “Odonto Baby é um programa que está desde 1997 atendendo as crianças da cidade. Ele é educativo e preventivo e funciona no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e também nos 26 Núcleos de Educação Infantil (NEIs) do Município”, comentou.

A pequena Maria Isabel, de 1 ano, é uma das crianças atendidas pelo programa. “Trago a minha filha para fazer esse acompanhamento da saúde bucal dela. É muito importante. A Maria por enquanto ainda não apresentou nada, mas é sempre bom prevenir”, comentou a mãe da menina, Mickaelly dos Santos, que também foi paciente do Odonto Baby quando criança.

A primeira paciente do programa, Mariana Barreto, de 20 anos, começou a fazer o acompanhamento com apenas quatro meses. “Ele incentivou na minha higiene bucal, minha mãe puxava muito a minha orelha e dos meus irmãos para escovar os dentes direitinho. Graças ao Odonto Baby nunca tive cáries. Ele garantiu o sorriso que eu tenho hoje”, disse.

A mãe da menina, a professora Regina Aparecida Barreto contou que levou Mariana para fazer esse acompanhamento após uma alteração na gengiva. “A Mariana tinha quatro meses quando começou a aparecer uma alteração na gengiva dela e dai eu procurei o programa. Lá a dentista me tranquilizou e orientou para fazer massagem que sumiria. Depois disso continuei fazendo esse acompanhamento porque esse programa é importantíssimo”.

Sobre o programa

O programa visa promover e manter a saúde bucal do bebê desde o seu nascimento. A criança é acompanhada até os 6 anos de idade, com consultas garantidas de três em três meses sem necessidade de pegar ficha. Aproximadamente oito mil crianças são atendidas pelo programa. No CEO, os atendimentos são feitos pela odontopediatra Zuleide Pezzini e nos NEIs os atendimentos são feitos pelas odontopediatras Patrícia Ardigó e Lucivânia Castagnotto.

Para participar do programa, a criança deverá ser inscrita desde seu nascimento, com limite até os dois anos em meio. Após esta idade ela não poderá mais ser inserida no programa. O agendamento inicial é feito através de uma única reunião dos pais com a dentista. A partir deste encontro, a criança terá a carteirinha do programa com a data agendada para a primeira consulta. A inscrição é feita no CEO, situado na Rua Ceará, s/nº, entre as ruas São Paulo e Pernambuco, no Bairro dos Estados. Mais informações no (47) 3261-3500.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
(47) 3261-3500

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com