Revitalização do Rio Marambaia é retomada

Foi retomada nesta segunda-feira (22), a revitalização do Rio Marambaia. O serviço é o início de um processo que ajudará a melhorar a balneabilidade da Praia Central. A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), com apoio da Secretaria de Obras, está fazendo a retirada do lodo com caminhão hidrovácuo, na altura da Rua 1141.

“Agora estamos com o caminhão hidrovácuo, que tem a capacidade de 15 m³. É uma bomba que funciona a vácuo tirando o ar do caminhão e suga os dejetos. Ainda essa semana também será retomada a retirada de lixo, entulho e areia fétida na região próximo à Avenida Osmar de Souza Nunes, no Bairro Pioneiros, com máquina escavadeira hidráulica”, explicou a diretora técnica, Roberta Orlandi.



Na primeira etapa realizada de novembro a dezembro de 2017, foram retirados 1200 metros cúbicos de lixo, entulho e areia fétida, o que equivale a 120 caminhões. Para executar esse serviço foi necessário a formação de uma base com troncos de madeira para a máquina não afundar. Os resíduos removidos são acondicionados em caçambas e caminhão-tanque, que transportam o material para destinação final, em locais devidamente licenciados para esta finalidade.

Em dezembro do ano passado, a EMASA também colocou no Rio uma contenção flutuante, na altura da Rua Julieta Lins, no Bairro Pioneiros, para segurar garrafas e sacolas plásticas, por exemplo, evitando que essa sujeira vá para o mar.

Segundo o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, após essa limpeza será instalada três unidades de aeração em pontos do Rio Marambaia. “Os aeradores já foram adquiridos e a empresa responsável já está construindo as unidades, que aumentarão a oxigenação da água do rio através de pequenas bolhas de ar”, comentou Haacke. A instalação está prevista para iniciar no final do mês de fevereiro.

A última etapa da revitalização do rio será o desassoreamento completo com o uso de draga. Para isso, a EMASA está buscando licenciamento ambiental mais detalhado da Fundação do Meio Ambiente (FATMA).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.