Sábado tem roda de conversa, yoga e piquenique no Parque Raimundo Malta

Que tal aproveitar o sábado (17) junto à natureza, participando de conversas e ações ligadas à preservação do meio ambiente? A partir das 13h, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (6ª Avenida, 122, Bairro dos Municípios) receberá atividades gratuitas alusivas à Semana Lixo Zero.

Estão previstas rodas de conversa, limpeza da unidade de conservação, exposição de fotos, aula de yoga e piquenique (confira a programação abaixo). Essas atividades faziam parte da programação da Semana Lixo Zero, que ocorreu de 19 a 28 de outubro, mas haviam sido adiadas em razão da chuva. As ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”



Organizada por voluntários locais, a Semana Lixo Zero ocorreu em 65 municípios brasileiros, com apoio de empresas privadas e instituições, em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. Em Balneário Camboriú, o evento foi realizado em diferentes locais da cidade, com ações educativas em escolas, apresentações artísticas, palestras, oficinas, rodas de conversa, limpeza, contação de histórias, feira de troca de livros e mostras de filmes. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Programa Terra Limpa, foi uma das parceiras do evento.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, nos quais todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (17)

13h – Exposição “Aves de Balneário Camboriú”, da fotógrafa Luísa Garcia Prado

13h15 – Roda de conversa “Impactos do lixo na fauna”, com Luísa Garcia Prado

13h30 – Limpeza da Unidade de Conservação (limpeza do microlixo do Parque Raimundo Malta)

14h – Piquenique Lixo Zero (os alimentados devem ser levados em utensílios reutilizáveis)

14h30 – Roda de conversa “Alimentação disruptiva”, com a gestora ambiental Kaká Bastos

15h30 – Aula de yoga, com Andressa Lançarin (levar canga ou material de yoga)

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.