Secretaria de Saúde de Camboriú promove grupo para pacientes com fibromialgia

O grupo para pacientes com fibromialgia, promovido pela Secretaria de Saúde de Camboriú, disponibiliza tratamento fisioterapêutico e psicológico gratuito a moradores do município que sofrem com a doença. Os encontros acontecem semanalmente, às quartas-feiras, na Policlínica Municipal. São realizados exercícios de aquecimento, alongamento e pilates, além de rodas de conversa.

Os acompanhamentos são feitos em grupo e individualmente, conforme a necessidade de cada um. Outros assuntos relacionados à doença também serão abordados durante encontros mensais com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, dentre eles, assistente social, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico, nutricionista e psicólogo. “O objetivo do grupo é melhorar a qualidade de vida das pacientes, amenizando as dores e os problemas emocionais decorrentes da doença, possibilitando até mesmo minimizar o uso de medicação”, explica a psicóloga e coordenadora do grupo, Keila Ramos Luz.
Celia Maria Zulpo da Silva, de 45 anos, descobriu a fibromialgia há 17 anos e pela primeira vez obteve outra possibilidade de tratamento além dos remédios. “Eu não tinha condições de fazer fisioterapia e nem conhecimento para fazer exercícios sozinha. Além de ser um momento para interagir e relaxar, nós recebemos instruções para repetir os exercícios em casa da forma correta”, relata a moradora do bairro Cedro.
Moradores de Camboriú que tiverem interesse em participar do grupo devem ir até a Secretaria de Saúde de Camboriú – Rua Porto Alegre, n° 698, no Centro – com documento que comprove o diagnóstico, emitido por reumatologista, e cartão do SUS.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.