Secretaria de Saúde de Camboriú realiza capacitação sobre tuberculose

A Secretaria de Saúde de Camboriú irá promover uma capacitação sobre tuberculose para enfermeiros e técnicos de enfermagem do município. O treinamento será realizado na terça-feira, dia 27, e quinta-feira, dia 29, no auditório da Secretaria.

O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Aparecido dos Santos, explica que a capacitação – alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a doença, no dia 24 de março – visa qualificar o atendimento e aumentar o repasse de orientações à população.
Segundo a coordenadora do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT) de Camboriú, Gabriela Garcia Torres Pereira, capacitação também será realizada com os agentes comunitários de saúde nas próximas semanas. “A tuberculose é transmitida ao falar, espirrar ou tossir. Muitos moradores podem ter e não saber. Essa ação tem como objetivo intensificar o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para a cura da doença”, justifica.
A tuberculose é infecciosa e afeta os pulmões, mas também pode atacar outros órgãos do corpo. Os sintomas são tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, cansaço, suor noturno, perda de peso, entre outros.
Cenário no município 
Camboriú registrou 45 casos de tuberculose em 2017. Até esta sexta-feira, dia 23, já são 17 moradores em acompanhamento em 2018. O tratamento é feito com antibióticos por, no mínimo, 6 meses e oferecido gratuitamente para a população. “O paciente realiza consulta médica e exame mensal para acompanhamento e tratamento da doença”, explica Gabriela.
Orientações à comunidade
As equipes das Unidades de Saúde do município realizaram sensibilizações com os moradores nesta sexta-feira. Os profissionais falaram sintomas da tuberculose, formas de contágio, tratamento, entre outras questões.
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.