Servidores da Prefeitura de Balneário Camboriú se reúnem para capacitação sobre compras e licitações

Cerca de 30 servidores da Prefeitura de Balneário Camboriú participaram nesta segunda-feira (17), de uma capacitação sobre compras e licitações em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UDESC), na sede do órgão no município. O encontro organizado pela Secretaria de Administração foi ministrado pelo diretor administrativo Alexander Ricardo Martins, e pelo professor de disciplinas da área de licitação, José Carlos de Souza da UDESC.

Funcionários dos setores de compras puderam expor situações e tirar dúvidas relativas ao tema principal que foi a elaboração do Termo de Referência, documento inicial do processo licitatório. Para o funcionário Dary de Quadro, que trabalha há três anos no departamento administrativo da Secretaria de Educação, o treinamento permite agilizar os processos solicitados. “É muito importante para que a gente consiga formular os documentos de forma mais clara e correta, dentro dos princípios da administração pública. E ainda atingir os objetos que é entregar os melhores produtos e serviços para a nossa comunidade”, opinou.

Para o palestrante Alexander Ricardo Martins, a fase inicial e interna das licitações é tão importante quento a fase externa do processo, para que haja economia do dinheiro público. “A capacitação permite que sejam eliminadas falhas na montagem das licitações, para que de maneira clara, simplificada e adequada a administração pública realize contratações de qualidade a um preço justo e que atenda a real necessidade do momento”, explica.

De acordo com o secretário de compras, Fernando Marchiori, outros encontros serão realizados ao longo do ano. Ele destacou a importância do primeiro treinamento no sentido de melhorar a capacitação dos funcionários e obter resultados positivos nos processos licitatórios. “Capacitar os funcionários para elaborar o termo de referência com qualidade, nos leva a comprar o que cada departamento realmente precisa por um preço justo. Se este documento for bem elaborado provavelmente não teremos problemas na licitação”, finalizou.

Convênio de Cooperação entre Município e Universidade

Durante o encontro, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira participou da assinatura do convênio de cooperação técnico-científica entre o Município e a UDESC. O convênio visa atender as demandas do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), bem como as da Prefeitura, unindo esforços através de intercâmbio de servidores, docentes e pesquisadores, implementação de projetos conjuntos de pesquisa e promoção de eventos científicos.

“A parceria firmada com a Universidade do Estado de Santa Catarina, que é referência em administração pública no nosso estado, é importante e vai render bons frutos, como a implementação de intercâmbio e de projetos de pesquisa conjuntos”, disse o prefeito.

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Gestão Administrativa
(47) 3267-7003

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com