Treinamento consolida Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí

Mais de 260 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde, participaram do treinamento gratuito “Aleitamento materno: apoiar é um dever essencial”. A capacitação foi promovida, na terça (27) e quarta-feira (28), pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí (PEPSI), e reuniu servidores de Itajaí, Brusque, Balneário Camboriú e Porto Belo, além de acadêmicos da área, no auditório da Prefeitura.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira Wanessa Pasolius Wexel, que é especialista em Banco de Leite Humano pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (FioCruz/RJ). O objetivo do curso era compartilhar informações que possam colaborar com o dia a dia dos profissionais de saúde, possibilitando apoio eficaz às mulheres dispostas a amamentar.



A enfermeira responsável pelo PEPSI, Cinthya Lins Pereira, relata que a grande adesão dos servidores públicos, inclusive de outros municípios, ao treinamento demonstra a importância da iniciativa implantada por Itajaí. Essa já é a quinta capacitação promovida em 2018 pelo município.

“O programa é uma iniciativa inovadora da gestão da Secretaria Municipal de Saúde e está se tornando referência na região. Ele foi criado em setembro de 2017 para o desenvolvimento de cursos e capacitações para servidores ao longo de todo ano, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, explica.

Alcance regional

Segundo Cinthya, o município pretende promover cada vez mais treinamentos gratuitos para aperfeiçoar o trabalho das equipes de saúde, valorizando os funcionários e investindo na troca de conhecimentos e experiências.

“Foi uma surpresa muito positiva quando outros municípios pediram para participar dos cursos que estamos organizando, pois além de capacitar os servidores de Itajaí, contribuímos para fortalecer a rede de saúde na região. Isso certamente se refletirá na prestação de uma assistência qualificada e resolutiva ofertada à população”, completa.

A enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), Ana Paula Fugazza Bernardes, foi uma das profissionais que vieram de Brusque para participar do evento. Ela conta que capacitação foi muito bem planejada e organizada, bem como o tema abordado trouxe diversos aspectos atuais para os profissionais de saúde.

“Por ser especialista em banco de leite, a palestrante nos trouxe a importância do apoio em rede e da doação de leite humano aos bancos de leite, e os cuidados que devemos ter neste manejo”, comenta. Ela ainda ressalta que capacitações desse tipo são importantes para atualização dos profissionais de saúde. “A cada dia surgem novas descobertas, dúvidas e novas abordagens a temas antigos. O profissional se sente valorizado com esses tipos de ações”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.