Vacinação contra HPV imuniza 535 meninos e 320 meninas em Camboriú

Foram vacinados 535 meninos, de 11 a 14 anos de idade, e 320 garotas, na faixa etária de 9 e 14 anos, contra o papilomavírus humano (HPV) em Camboriú. O número total contempla aplicações feitas em Unidades de Saúde desde a segunda semana de janeiro e em escolas públicas e particulares do município durante trabalho realizado em junho.

Fabíola Rigo da Cruz, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, comenta que as vacinas se tornaram de rotina e que é necessária a adesão dos pais às aplicações. “Até pouco tempo, algumas faixas etárias não eram contempladas. O Ministério da Saúde estipulou a ampliação para outras idades e também a oferta aos meninos. Essa é a oportunidade de se imunizar. Esperamos vacinar o maior número de crianças e adolescentes possível. São só duas doses, no intervalo de seis meses, e a vacinação previne doenças severas”, pontua.
A vacinação contra o HPV protege meninas de cânceres no colo do útero e ânus, e lesões na vagina, vulva e região pubiana. Nos meninos, a imunização evita cânceres no pênis, garganta e ânus, além de verrugas genitais. Munícipes interessados podem levar filhos e filhas em todas as Unidades de Saúde de Camboriú. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min as 12 horas e das 13h30min as 17 horas.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com