Vigilância Epidemiológica divulga datas de aplicação da BCG nas Unidades de Saúde em Camboriú

A Vigilância Epidemiológica de Camboriú comunica que as aplicações da vacina BCG são realizadas em dias pré-definidos de acordo com cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A medida estipula um número de vacinações por semana, sendo que cada frasco serve para 10 doses. O protocolo adotado pela Secretaria de Saúde busca evitar o desperdício da vacina e garantir que o suprimento mensal – enviado pelo Ministério da Saúde ao Município – seja suficiente para a demanda recebida ao longo de todo o mês nas UBS.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Camboriú, Fabíola Rigo da Cruz, explica que as aplicações são realizadas sempre das 9 às 15 horas. “Recebemos em média 200 doses da vacina por mês. A validade dos frascos é de 6 horas assim que abertos. Se abrirmos uma ampola por criança, iremos desperdiçar doses da vacina em grande escala e podemos chegar ao fim do mês sem doses para aplicação. Ao adotar essa medida, estipulamos um padrão de trabalho e oferecemos uma assistência mais assertiva aos moradores”, esclarece Fabíola.
Em média, cerca de 70 crianças são vacinadas contra a doença todo mês em Camboriú. A vacina BCG previne contra tuberculose e é aplicada em recém-nascidos, em dose única. Confira abaixo os dias de agendamento de acordo com cada bairro:
Segunda-feira
Cedro
Terça-feira
Centro
Quarta-feira
Taboleiro
Quinta-feira
Centro e Conde Vila Verde
Sexta-feira
Monte Alegre
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.