32 árvores serão cortadas na obra do Largo da Matriz de Itajaí

A reurbanização da praça Irineu Bornhausen, no largo da Igreja Matriz de Itajaí, vai condenar à derrubada 30 das 32 árvores que estão de pé no local – duas delas serão transplantadas -, segundo informações da prefeitura.

O município diz que 30 árvores serão cortadas e dois guarapuvus, árvores nativas, serão transplantados. O corte de vegetação recebeu autorização do Instituto Cidade Sustentável (ICS).
Até ontem, somente os coqueiros que ficavam na esquina com a rua Frederico Luiz Thieme tinham ido ao chão. O secretário de Urbanismo Rodrigo Lamim diz que todas as árvores “grandes” ficarão na praça.

Os cortes serão de 20 palmeiras e 11 de variadas espécies, entre elas algumas que são consideradas exóticas. O secretário diz que as palmeiras foram cortadas porque não se integram ao projeto de revitalização, além de não terem função de sombreamento e coloração.

O projeto de revitalização prevê o plantio de 57 novas árvores no novo largo da Matriz, de várias espécies, mas todas nativas, para compensar a retirada das atuais. Serão plantadas quaresmeiras, manacás, ingás, ipês e sibipirunas.

No final da revitalização, o largo terá 78 árvores. “Haverá extremo cuidado com as raízes das 19 árvores remanescentes durante a execução das obras”, afirmou o secretário.

Obra até dezembro

A revitalização abrange o largo da Matriz, da praça Irineu Bornhausen, o Jardim Papa Pio XII, um trecho da rua João Bauer e da rua Frederico Augusto Luiz Thieme, no entorno da igreja. O objetivo é deixar aquela área mais atrativa pro desenvolvimento turístico e econômico.

O espaço público com área aproximada de 12 mil metros quadrados terá o piso trocado, implantação de novos canteiros e paisagismo; instalação de novos bancos, bicicletários, lixeiras e espelhos d’água, além da implantação de um novo sistema de iluminação, destacando os principais elementos arquitetônicos da praça.

Os investimentos na revitalização serão de até R$ 5 milhões. As obras começaram em junho e toda a mexida deve ser concluída até dezembro deste ano.

Árvores condenadas
NOME DA ÁRVORE QUANTIDADE CORTADA TRANSPLANTADAS
Yucca 3
Palmeira família 6
Palmeira fênix 8
Palmeira imperial 6
Ipê Rosa 2
Flamboyant 1
Resedá 2
Chuva de ouro 1
Sibipiruna nativa 1
Guarapuvu nativo 2

 

Comente Abaixo