Sim, não é nenhuma pegadinha ou brincadeira. A Administração da Prefeitura de Camboriú, aquela em que o prefeito vive se lamentando que não tem dinheiro quando questionado sobre serviços essenciais, vai gastar quase um milhão de reais em shows para a festa de aniversário do município.
Os valores estão divididos em quatro shows: 350 mil no show do cantor Gustavo Mioto, 240 mil para a dupla Guilherme e Santiago, 160 mil na banda Traia Velha (o que é isso?) e 150 mil Maria Marçal, um show Gospel. Tudo isso, 900 mil reais só de show, bancado com recursos próprios do caixa da prefeitura.
Isso sem contar empresa de limpeza, segurança, estrutura de pavilhão, palco, som, luzes, geradores e por ai vai. A brincadeira deve custar mais de 1,5 milhão de reais do bolso do contribuinte.
Não sou contra shows “de graça” para a população, mesmo que ela pague indiretamente por isso. Acho que tem que acontecer e o povo sofrido pagador de impostos merece isso.
O que tenho comigo é que os governantes precisam elencar PRIORIDADES.
A cidade não tem uma UPA 24horas. Tem “malemal” um pronto atendimento que funciona na misericórdia, com funcionários se virando em 100 para dar conta. Mesmo com o Ministério da Saúde dando o projeto e o valor da construção, após 7 anos de governo Elcio, nenhuma UPA foi angariada para a cidade, o que ajudaria a “desentupir” o PS do Ruth Cardoso.
A cidade não tem Hospital. Não, não tem hospital. A prefeitura paga hoje R$ 47.139,92 pelo aluguel de um prédio, mas que só funciona para cirurgias eletivas que são bancadas e reguladas pelo Estado de Santa Catarina. Não há atendimento hospitalar, urgência e emergência, ortopedia, DPVAT, partos e nem nada que um Hospital deva atender.
A cidade não tem segurança. A PM se vira nos 30 para atender a cidade inteira, com um efetivo pequeno e poucas guarnições para garantir a ordem numa cidade de 215km2. No trânsito, o DEMUTRAN é um departamento escondido que mal da conta de cuidar das poucas sinaleiras que tem na cidade. A prefeitura não consegue nem mesmo licitar radares e lombadas eletrônicas.
E A EDUCAÇÃO?
Poderia ainda entrar em detalhes sobre as duas escolas que iniciaram a construção em 2018, com prazo para terminar em 2019. Uma inaugurada ano passado com 4 anos de atraso e outra que será inaugurada esta semana com quase 5 anos de atraso. Antes tarde do que nunca. Tem ainda a escola do Barranco que está praticamente pronta há anos e não abrem.
Dia 13 de abril completa um ano que a prefeitura publicou que estava contratando vigilância armada para escolas e até agora nada.
E OS ALUGUÉIS?
Tem também os alugueis. Cada semana aparece um diferente nas publicações oficiais. Tem ainda o aluguel da sala ao lado do Hospital, que continua sendo pago até hoje, mesmo o CEDIT já estando em nova sede desde julho do ano passado.
PRIORIDADE?
Se não tem dinheiro para essas e outras coisas que elenquei acima, onde a prefeitura precisa pedir empréstimos milionários (já foi 36 e querem mais 60 milhões), como que tem dinheiro para fazer festa?
A população NUNCA vai reclamar de entretenimento, desde que o básico esteja sendo entregue com excelência. E a opinião do povo, a gente vê nos comentários das redes sociais da Prefeitura de Camboriú. Os que não excluem, claro.
AINDA DUVIDA DOS VALORES? SEGUE!
Camboriú vai gastar R$ 900.000,00 em shows para aniversário
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent