Chuva causa alagamentos na região. Confira os boletins

Publicidade

A chuva que atinge Santa Catarina desde o sábado (16) causou alagamentos e estragos em pelo menos 16 cidades, sendo os pontos mais prejudicados na Grande Florianópolis, Norte catarinense e Litoral Norte. Na tarde deste domingo (17), há registros de famílias que precisaram da ajuda de barcos para sair de casas, carros submersos, quedas de árvores e ruas totalmente inundadas. Até esta publicação não houve feridos.

De acordo com as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, houve atendimentos em Balneário Piçarras, Penha, Barra Velha, São Francisco do Sul, Guaramirim, Garuva, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Joinville, Balneário Camboriú, Navegantes, Araquari, Florianópolis, São José, Palhoça e Águas Mornas (confira abaixo os índices acumulados de chuva até as 17h30).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que os pontos de acesso à BR-101, embaixo de viadutos, nos municípios de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha, estão com pontos de alagamento.

Publicidade

O governador Carlos Moisés da Silva afirmou por meio das redes sociais que a Defesa Civil Estadual está em estado de atenção, com técnicos e bombeiros militares atuando nas áreas mais atingidas pelas chuvas. “O alerta permanece diante da previsão de mais chuva nas próximas horas”, informou.

Balneário Camboriú

A Defesa Civil de Balneário Camboriú acionou o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para monitorar as chuvas na cidade. Segundo a prefeitura, o nível dos rios das Ostras e Peroba estão elevados, com alguns pontos de extravasamento, na Sexta Avenida, perto do Asilo, e no Bairro São Judas Tadeu.

Chuva em Balneário Camboriú neste domingo — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação

Chuva em Balneário Camboriú neste domingo — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação

A orientação é de que os moradores fiquem em alerta, já que haverá pico de maré alta a 1h45 da madrugada desta segunda-feira (18), e segue a previsão de chuva.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu alerta para risco de deslizamento devido ao alto volume de chuva, que chegou aos 100 milímetros nas últimas 24 horas.

Os pontos de atenção são no bairro Nova Esperança, na Rua Alto do Vale, no bairro da Barra, no Morro da Pedreira, na Rua Bento da Cunha, no bairro São Judas Tadeu no Morro da Cotia e no bairro das Nações nas morrarias das ruas Panamá, Paraguai e Itália.

Queda de árvore em Balneário Camboriú — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação

Queda de árvore em Balneário Camboriú — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação

Pelo menos três quedas de árvores ocorreram. Ainda de acordo com a administração, equipes da Secretaria de Obras já estão nas ruas atuando na limpeza dos galhos e desobstrução da drenagem em pequenos pontos de alagamento.

Camboriú

Foi instalada um Sistema de Operação de Comando na Unidade de Atendimento ao Cidadão no Distrito Monte Alegre. O Prefeito Dr Élcio Convocou os Secretários das Pastas. OBRAS, AGRICULTURA, COMUNICAÇÃO, GABINETE, SESB, DEMUTRAN, ILUMINAÇÃO PÚBLICA Coordenadas pela Defesa Civil Municipal.

Até as 20 horas, a prefeitura já tinha atendido 6 Deslizamentos, no Monte Alegre, Areias, São Francisco, Conde Vila Verde; 1 Família Removida da Residência 4 pessoas foram pra cada de vizinhos; 30 Ruas alagadas nos Bairros Monte Alegre, Conde Vila Verde e Rio Pequeno, Areias e Santa Regina; 1 Solicitação de Retirada de estudantes universitários que estavam ilhados numa comunidade do interior Vila da Pedra; 1 Deslizamentos na Monte Cruzeiro; 1 Queda de Árvore na Monte Cruzeiro.
Itajaí 

Apesar das chuvas intensas, apenas pontos isolados registraram maior acúmulo de água, que logo escoaram. Atenção especial é dada às áreas de encosta, em virtude do encharcamento do solo. A Defesa Civil orienta que, em caso de movimento de terra ou rochas, bem como inclinação de postes e árvores, as pessoas devem comunicar imediatamente o órgão e deixar suas casas.

Na tarde deste domingo (17), um pequeno deslizamento de terra ocorreu na localidade Nossa Senhora das Graças, sem feridos ou danos materiais. As condições de chuva devem permanecer durante toda a semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193 e a Defesa Civil, 24h, pelo telefone 199. Em caso de emergência também é possível entrar em contato pelo telefone de plantão (47) 99601-2950.

Um abrigo preventivo foi acionado no Bairro Conde Vila Verde que atendeu 2 famílias desalojadas. As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas para esta segunda-feira (18).

Balneário Piçarras

No início da tarde, os bombeiros foram acionados para atendimento nos bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras. Uma das ocorrências envolveu o resgate de uma idosa, que ficou com a casa alagada.

Barra Velha

Em Barra Velha, no bairro Itajubá, os bombeiros foram chamados para resgatar famílias ilhadas em casas. Também um motorista e de uma família ficaram presos dentro de carros cercados pela enxurrada.

Outros pontos críticos na cidade são os bairros São Cristóvão e Centro. Durante a tarde foram mais de dez chamados para retirar pessoas com casas alagadas. Ainda de acordo com os bombeiros, as ruas Evaristo Lopes Dutra e Cirino Cabral, e a Avenida Paraná tiveram alagamento de mais de um metro de água e foram utilizados barcos e botes para a retirada das pessoas.

O prefeito da cidade, Valter Zimmermann, convocou uma reunião emergencial durante esta tarde com a Defesa Civil, e orienta os moradores em situação de emergência a ligarem para os números 193 ou 156.

Penha

O pluviômetro da Defesa Civil de Penha registrou índice de 171,8 milímetros nas últimas 24 horas, sendo que 128,8 mm foram somente nas últimas 4 horas, de acordo com a prefeitura. Ao menos 42 ruas da cidade ficaram alagadas, com pelo menos uma família desalojada até a tarde de domingo.

Conforme a administração, a situação mais preocupante é a dos morros da Praia Vermelha e Praia de São Miguel, devido ao risco de deslizamentos. Foram montadas equipes de emergência que já estão nesses pontos fazendo obras de desobstrução onde houve ruptura de tubulação ou outros danos que causaram represamento da água, não permitindo o escoamento.

Um abrigo já está disponível, em caso de necessidade, na escola profissional Zilda Lucki Silveira, localizada em frente a sede da Secretaria de Educação, na Rua Prefeito José João Batista, no Centro. No local também serão recebidos donativos como alimentos não perecíveis e material de limpeza.

A Defesa Civil irá monitorar a situação durante toda a noite e o telefone 3347-1781 foi disponibilizado para emergências.

Navegantes

Os bombeiros foram acionados para um atendimento na Rua Teotônia Ana de Jesus, no bairro Gravata, em Navegantes, para a retirada de família ilhada devido as chuvas. Outras pessoas também foram resgatadas na Rua Antônio Vicente dos Passos Filho, no bairro Meia Praia.

Alertas da Defesa Civil

Desde o início da manhã, a Defesa Civil emitiu alertas para chuva nas regiões citadas acime. Também as cidades do Vale do Itajaí devem ter alagamentos pontuais, por conta da chuva fraca a moderada e localmente forte, segundo o órgão.

Previsão do tempo

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo, a chuva será intermitente de intensidade fraca a moderada e até forte em alguns momentos do dia em Santa Catarina. O acumulado estimado é de 30 a 50 milímetros, em média, e pontuais de 70 a 90 milímetros, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte.Nas demais regiões, os valores médios de chuva variam entre 10 a 30 milímetros.

Acumulados de chuva

Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, das 5h20 às 17h20 deste domingo foram registrados acumulados significativos de chuva com destaque para as seguintes municípios:

  • Araquari -179 mm
  • São Francisco do Sul – 170 mm
  • Penha – 165 mm
  • Balneário Piçarras – 155 mm
  • Barra Velha – 149 mm
  • Navegantes – 135 mm
  • Itajaí – 115 mm
  • Balneário Camboriú – 114 mm
  • Itajaí – 115 mm
  • Barra Velha – 112 mm
  • Tijucas – 109 mm
  • Governador Celso Ramos – 105 mm
  • Bombinhas – 103 mm
  • Camboriú – 101 mm

* Os dados são das estações da Epagri/Ciram e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Publicidade