Operação Venefica: Mais um médico é preso pela Polícia Civil em Balneário Camboriú

Publicidade

Mais um médico foi preso devido à sua participação no esquema ilícito relacionado às clínicas de emagrecimento que comercializavam medicamentos ilegais e sem receita. A prisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (6) em Balneário Camboriú.

O médico investigado exercia suas atividades em uma clínica localizada em Balneário Camboriú, que já havia sido fechada durante as operações da Operação Venefica. De acordo com o delegado Neto Gattaz, além da detenção, foram executados dez mandados de busca e apreensão, sendo que entre os principais itens confiscados encontram-se celulares.

LEIA TAMBÉM: GAECO cumpre mandados de prisão e apreensão em Clínica de Balneário Camboriú

Publicidade

Segundo o delegado, as investigações sugerem que o suspeito adotava o mesmo modus operandi que outros acusados. De acordo com o Ministério Público (MP), os médicos implicados no esquema, de maneira geral, focavam principalmente na falsificação de informações. As clínicas investigadas durante a operação estão localizadas em Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú.

Os profissionais de saúde são acusados de emitir receitas para medicamentos controlados sem a devida consulta prévia aos pacientes, somente a pedido das clínicas de perda de peso. Alguns deles também compartilhavam suas informações profissionais para que as clínicas pudessem falsificar as prescrições.

Conforme informações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as clínicas envolvidas no esquema forneciam prescrições para medicamentos controlados, recomendavam hormônios e distribuíam os medicamentos de forma ilegal. Além disso, os serviços eram precificados de forma exorbitante.

Até o momento, 24 indivíduos já foram acusados por participação no esquema criminoso relacionado às clínicas de perda de peso. Os acusados incluem médicos, nutricionistas, farmacêuticos e proprietários das clínicas envolvidas no delito. Além disso, outras 11 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público em um processo separado, pelos mesmos crimes.

Publicidade