PL pede ao TSE anulação de votos em parte das urnas nas eleições de 2022

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Publicidade

O Partido Liberal (PL) apresentou uma Representação Eleitoral para Verificação Extraordinária na qual questiona o resultado do segundo turno da eleição presidencial. De acordo com o relatório apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgado pelo site O Antagonista, o presidente Jair Bolsonaro recebeu 51,05% dos votos na disputa com Lula.

A estratégia de questionamento da eleição pelo partido de Bolsonaro foi antecipada na semana passada por O Antagonista“Os únicos votos que podem ser idoneamente considerados como válidos, porquanto auditáveis e fiscalizáveis, na eleição geral referente ao Segundo Turno do pleito eleitoral de 2022 são aqueles decorrentes das urnas modelo UE2020”, argumenta o partido no documento protocolado.

Assinada pelo advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, a representação cita o laudo técnico de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo PL, que teria constatado “evidências contundentes de mau funcionamento de urnas eletrônicas”.

Publicidade

Em breve novas atualizações

Gilmar Mendes tentou fazer presidente do PL desistir 

De acordo com o site O Antagonista, Gilmar Mendes telefonou para Valdemar Costa Neto dias atrás, quando estava em Lisboa, após saber que o PL pretende apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral um relatório que questiona os resultados de cerca de 200 mil urnas. O ministro tentou dissuadi-lo, sem sucesso.

O cacique demonstrou estar convicto em relação aos achados do Instituto Voto Legal. Mendes então pediu um encontro em Brasília, o que deve ocorrer ainda hoje.

Publicidade