Uma matéria no Jornal ND Online trouxe um destaque sobre o crescimento de Porto Belo, cidade vizinha a nossa, que comemora a grande expansão da construção civil, bem como o aumento no número de edifícios em construção no município.
A matéria ainda fala dos seus pouco mais de 27 mil habitantes em seu pouco mais de 92km2.
O texto ainda destaca “Entre 2020 a 2023 mais de 474 novas obras surgiram na cidade, um total de 1.942.649,45 m². Quando se fala somente em prédios, foram 315 obras.”
Na manchete:
—–
‘Vizinha’ de Balneário Camboriú se torna o novo alvo da construção civil em Santa Catarina
Cidade com pouco mais de 27 mil moradores é a nova queridinha de quem busca morar no Litoral Norte do Estado.
—-
Mas o que chamou a minha atenção foi a foto de destaque, que retrata muito bem a realidade da cidade. O trânsito.
As pouquíssimas vias de entrada na cidade, basicamente duas, são as mesmas que alimentam quem vai para a cidade de Bombinhas. O transito, fora ou em época de temporada, é caótico.
A foto é clara.
Na via que vem da BR-101, fila a perder de vista. Na via que vem do Perequê, a cena se repete. Na via quem vem dos bairros, idem.
Não há como se falar em desenvolvimento sem falar em mobilidade urbana. Quanto mais se constrói, mais piora a situação.
Só promessas de um novo acesso na região sul que crie novas alternativas para Bombinhas e Porto Belo. Nada sai do papel. Ano após ano, entra prefeito e sai prefeito, nada muda.
Se querem se espelhar em Balneário Camboriú, comecem não cometendo os mesmos erros que foram cometidos na cidade. Pensem em mobilidade, vias de acesso. De nada vai adiantar ter uma construção civil pujante, se isso piorar a vida de quem, hoje, leva uma hora pra entrar e sair da cidade.
Ainda dá tempo.
Quando uma imagem fala mais que mil palavras
Poucas e Boas – Por Gian Del Sent