Restaurante de Porto Belo incentiva honestidade dos clientes

Publicidade

Você se considera uma pessoa honesta? Avisa, por exemplo, quando recebe troco a mais do que deveria? Ou paga o valor correto de um produto mesmo que você possa pagar mais barato?

O dono de um restaurante no nosso litoral decidiu incentivar a honestidade das pessoas. Só o cliente sabe quanto deu o prato dele e o quanto ele pagou. Será que deu certo?

O buffet é de comida caseira como tantos outros, mas as semelhanças com um restaurante normal terminam aqui. Nesse restaurante ninguém fica na balança para pesar o prato, quem se serve é que anota quanto deu. Pra quem já é de casa, até a bebida já pega sozinho.

Publicidade

Depois de almoçar, o voto de confiança continua: a calculadora e a máquina de cartão ficam viradas pro cliente. A pessoa soma sua conta, coloca o cartão na máquina, digita o valor da conta e paga sozinho.

Quando o pagamento é em dinheiro e precisa de troco algum funcionário vem receber, mas quando o valor está certo, o dinheiro pode ser deixado em cima do balcão que depois é recolhido.

Esse ”cantinho de honestidade” fica em Porto Belo, quem teve a ideia foi um dos donos, Seu Roberto, conhecido como Beto. Ele disse que tudo aconteceu por acaso. Um dia em que ele estava com muito trabalho no restaurante ele pediu que os clientes mesmos pesassem seus pratos, já num outro dia, perguntou para um cliente se este mesmo sabia passar o cartão e debitar na máquina. “Eu percebi que tudo estava dando certo, as pessoas adoraram a possibilidade que eu dei à elas de exercerem sua honestidade e daí pra frente foi assim.” – disse Seu Beto.

Há um ano está dando certo! O restaurante serve de 80 à 150 refeições por dia.

“Eu não vigio, quem está vigiando é a consciência deles.” – afirmou ele.

Uma cliente disse que se sente abraçada pelo local se sentindo até mesmo ‘em casa’.

Algumas pessoas gostam tanto de se sentir confiáveis que ás vezes até pagam mais do que precisa. Outras saem tão inspirados que querem levar a honestidade a diante!

Seu Beto disse que quando era jovem leu uma frase que o marcou muito: “‘Você pode não conseguir mudar o mundo, mas o que está em sua volta você faz alguma coisa’… e eu estou fazendo.” – afirmou ele.

Assista o vídeo da reportagem

Publicidade