“Todos devem se vacinar”, recomenda Vigilância Epidemiológica

Publicidade

Devido a baixa procura pela vacina contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde e no trailer localizado na Praça Almirante Tamandaré, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DIVE), faz uma recomendação para que moradores da cidade, que ainda não foram vacinados, compareçam nestes lugares para receberem a dose.

Santa Catarina não registra casos autóctones da doença (de transmissão dentro do estado) desde 1966. Entretanto, em 2018 o estado inteiro passou a ser Área com Recomendação de Vacina (ACRV) para que a população mantenha a proteção. De acordo com o portal da DIVE-SC, em dezembro do ano passado, a estimativa era de que 11.912 pessoas não haviam se vacinado em Balneário Camboriú. Até o dia 15 de janeiro, apenas 92 pessoas, ou seja, menos de 1% da população que não havia se vacinado até dezembro, recebeu a dose.

“A febre amarela é uma doença viral aguda cujo ciclo de transmissão pode ser urbano ou silvestre. A transmissão urbana, envolvendo o mosquito Aedes aegypti, não é registrada no Brasil desde 1942. Os macacos são o que chamamos de sentinelas, pois por estarem mais próximos de onde os mosquitos do ciclo silvestre vivem, nos avisam de uma possível circulação do vírus quando começam a ser encontrados mortos ou doentes, por isso são tão vítimas dessa doença quanto os seres humanos”, disse a médica veterinária do DIVE-BC, Fabiana Ribeiro Barreiro.

Publicidade

As vacinas de febre amarela estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Também está presente na Praça Almirante Tamandaré um trailer da Saúde com as vacinas das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o carnaval. “A vacina contra a febre amarela é indicada para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos de idade. Idosos a partir de 60 anos devem procurar orientação médica para verificar a indicação da vacina. É importante ressaltar que uma única dose da vacina é suficiente para proteção contra a doença durante toda a vida”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Adriana Diogo.

A suspeita da doença se dá em pessoas que nunca foram vacinadas ou que tenham recebido a dose há menos de 10 dias e apresentem febre de início súbito, com duração de até uma semana, acompanhada de dois ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça
  • Dores no corpo
  • Mal estar
  • Calafrios
  • Náuseas
  • Tontura
  • Dor abdominal
  • Icterícia (pigmentação verde ou amarela na parte branca dos olhos)
  • Manifestações hemorrágicas

Caso apresente este quadro, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Para ter acesso aos dados referentes à vacinação contra a febre amarela de Balneário Camboriú e de outras cidades do estado, clique neste link: https://goo.gl/TEj3Rv.

 

Secretaria de Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3363-4170

Publicidade